O que é sustentabilidade?

    Uma definição usualmente associada a este termo vem de um grupo temático da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 1987 afirmaram que ela trata de "atender às necessidades do presente sem comprometer a habilidade de gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades". Esta acepção da palavra tem sido frequentemente atribuída a sistemas ambientais, no sentido de busca pelo equilíbrio entre o ecossistema e o ser humano, ainda que a literatura revele a possibilidade de seu uso para quaisquer outros sistemas, como os tecnológicos.

    O termo em português vem de seu análogo em inglês, "sustainability", cuja raiz ("sustain") significa sustentar, ou suportar, ou ainda manter algo funcionando ou prolongando sua duração. Dessa mesma raiz vem o termo "sustainment", habitualmente associado ao processo de avaliar e melhorar a capacidade de um sistema para preservar sua função e valor, sujeito a operação e manutenção contínuas. Em nosso idioma, este termo tem sido traduzido como sustentação, suportabilidade, ou até suporte ao produto, os quais são utilizados em contextos de sistemas de alto valor agregado e longo ciclo de vida, como é o caso das aeronaves, por exemplo.

    Voltando à definição da ONU, se interpretarmos gerações presentes e futuras como os usuários e os mantenedores de um sistema, percebemos que ela também passa a ser perfeitamente aplicável a quaisquer sistemas tecnológicos operados. Assim, ao buscar a maior eficiência do suporte logístico no meio aeroespacial, é mantido o alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade, seja qual for o sentido atribuído à palavra.

    Embora o conceito de sustentabilidade seja usualmente ligado ao movimento ambiental, a noção de que está voltada apenas para o meio ambiente é inadvertida. O desenvolvimento sustentável é baseado em três pilares: social, que se refere à capacidade de uma sociedade atender às necessidades básicas das pessoas, como saúde, educação, transporte e direitos humanos, garantindo comunidades saudáveis; ambiental, que ocorre quando a taxa de consumo da humanidade não excede a taxa de reabastecimento da natureza e quando a taxa de geração de poluição e emissão de gases de efeito estufa da humanidade não excede a taxa de restauração da natureza; e econômico, que trata da capacidade das instituições realizarem suas atividades alocando os recursos de modo eficiente, responsável e inovador, proporcionando benefícios de longo prazo e estabelecendo sua viabilidade econômica, oportunizando longevidade não só para a própria organização mas também para seus funcionários.

    É com este viés que se propõe o 2º Fórum de Logística Aeroespacial e Sustentabilidade, em que serão apresentados diversos trabalhos por especialistas neste ramo, com foco em práticas que permeiam o setor aeroespacial. Será um evento de reflexão para os participantes, observando como os trabalhos apresentados contribuem para o alcance de um ou mais dos 17 objetivos globais de sustentabilidade propostos pela ONU, fomentando ainda a discussão sobre outras possíveis oportunidades para que possamos ampliar o alcance de tais objetivos nas diversas realidades de atuação das organizações, sobretudo nas dimensões social, ambiental e econômica.

    O evento irá se basear na estrutura de hélice tríplice, na qual vetores do governo, da academia e da indústria trocam experiências e aprendizados na busca de sinergia, por meio de apresentações e debates, visando difundir as melhores iniciativas no setor.

 

 

Última atualização: quinta-feira, 15 ago. 2024, 12:50